24 de abr. de 2009

Revisão de Textos

Entende-se por revisão o processo de leitura crítica na qual o escritor questiona seu texto quanto ao conteúdo, organização e linguagem. Ao rever e ao reescrever o texto ele escolhe, entre as inúmeras possibildades oferecidas pela língua para transmitir uma informação, aquela que, dentro do contexto, é mais adequada, precisa e clara.
Avaliando o texto
No processo de composição de um texto, são necessários dois posicionamentos distintos por parte daquele que o escreve. Primeiramente, o escritor atua como emissor da mensagem. Num segundo momento, ao ler o que foi escrito, torna-se leitor crítico do próprio texto. A avaliação do texto consiste em julgar se os objetivos propostos foram atingidos. A leitura crítica deve analisar os seguintes aspectos:

1 - O texto atende ao objetivo proposto?
2 - As ideias estão expressas com clareza?
3 - Predomina no texto uma ideia central?
4 - Há ligação entre as partes do texto?

As respostas a essas perguntas podem direcionar o revisor para a melhora do texto, possibilitando:
- a introdução de mudanças em alguma parte que não lhe pareça suficientemente clara;
- eliminar, acrescentar ou ampliar alguma informação;
- alterar a ordem de algum bloco de informações.

Corrigindo o texto

Durante o processo de escrita, é possível que o autor do texto tenha cometido erros de pontuação, ortografia, acentuação, concordância, imprecisão de vocabulário, etc. Nesse caso, a revisão tem o objetivo de identificar e corrigir esses possíveis erros. É necessário estar atento, observando os itens a seguir:

1 - As palavras estão grafadas e acentuadas corretamente? Se houver dúvida, consulte um dicionário ou substitua a palavra por outra sinônima.
2 - O texto está bem pontuado? Para facilitar, evite frases muito longas.
3 - Há algum erro de concordância?
4 - Há alguma impropriedade quanto ao vocabulário?

A revisão textual costuma levar em conta os seguintes aspectos:

1 - ESTÉTICA

A estética está relacionada à aparência do texto. Os aspectos gráficos são importantes, pois proporcionam legibilidade aos textos. Veja a seguir os cuidados a serem tomados com textos manuscritos e impressos.
Texto Manuscrito
No ambiente escolar ou mesmo acadêmico, a forma mais usual de produzir um texto é escrevendo-o à mão. Para que o texto seja bem entendido pelos leitores, o autor deve tomar cuidado com:

a) Letra

Para ser eficiente na comunicação, a letra deve ser sempre legível, e não necessariamente "bonita". Caracterizam a letra ilegível:
Desenho: A maneira como se escrevem as letras faz parte de uma convenção social que deve ser respeitada. Argumentos do tipo: "Eu escrevo meu M assim", "Esse é o meu jeito de escrever o T", etc, são inaceitáveis. Existe um formato básico que admite pequenas variações individuais, as quais não podem fugir do padrão.
Espaçamento: Espaços muito grandes ou muito pequenos entre as letras de uma palavra podem torná-la ilegível.
Tamanho: A dificuldade de leitura de um texto manuscrito decorre muitas vezes do tamanho desproporcional das letras: ou se escrevem muito grandes, ou tão pequenas que não se consegue ler.

b) Indicação de parágrafo

Para indicar o começo do parágrafo, faz-se um ligeiro afastamento da margem esquerda. Nesse aspecto, os textos costumam apresentar dois tipos de problema: ausência do afastamento na primeira linha do parágrafo ou falta de uniformidade na indicação do início do parágrafo.

c) Margens

Procure manter um pequeno espaço à direita e à esquerda do papel, faça margens regulares e separe corretamente as sílabas.

d) Rasuras

A apresentação é o seu cartão de visitas. Um texto rabiscado pode causar no leitor uma impressão negativa. Para que o texto termine limpo e sem rasuras, é importante fazer todas as alterações que você julgar necessárias no rascunho.

Texto Impresso

Ao utilizar um processador de textos, num computador, você terá à disposição uma série de recursos gráficos. Assim, você poderá escolher a letra de acordo com a família ou estilo, o tipo e o tamanho.

a) Família ou Estilo

De acordo com o objetivo e o gênero do texto, escolhe-se a letra mais adequada. Normalmente, utiliza-se Times (Times New Roman).

b) Tipo

Em cada família, encontram-se variações de tipo. Existem três tipos básicos. São eles:
Redondo: tipo de letra normal, encontrado em vários estilos. Ex.: casa
Itálico: letra inclinada (geralmente para a direita). Costuma ser empregada para dar ênfase a determinadas palavras ou expressões, para distinguir palavras estrangeiras, títulos de obras, etc. É conhecida também como grifo. Ex.: casa
Negrito: letra mais grossa que o normal. É empregada para realçar alguma palavra ou parte de um texto. Conhecida também como bold, é usada sobretudo em títulos e subtítulos. Ex.: casa

c) Tamanho

De acordo com o gênero, o portador de texto (jornal, revista, livro) e o realce que se pretende dar ao texto (ou parte dele) podem ser usadas letras em tamanhos diferentes. Em linguagem tipográfica, o tamanho de uma letra é chamado de corpo.

2 - ADEQUAÇÃO À NORMA CULTA

As pessoas não falam nem escrevem sempre do mesmo jeito. A comunicação é determinada por uma série de fatores. De acordo com quem você conversa (interlocutor) ou para quem você escreve (leitor), de acordo com o contexto (lugar) em que ocorre a comunicação, de acordo com o tipo de texto, muda-se a maneira de falar e de escrever.
Há situações em que você se comunica com mais informalidade (ao fazer anotações, ao conversar na Internet, etc). Nesses casos, não existe uma preocupação maior com a correção gramatical, pois se trata de uma escrita mais espontânea.
Há outras situações em que a comunicação escrita se realiza com mais formalidade (ao escrever um requerimento, um anúncio, uma poesia, etc.). Nesses casos, você deve se preocupar com a organização do texto e com a correção quanto à grafia, acentuação, pontuação e concordância. Assim, o texto deve atender às convenções e às regras da norma culta da língua escrita.

3 - CONCISÃO

Um dos problemas que normalmente comprometem o desempenho de um texto escrito é a presença desnecessária de palavras, expressões ou formas de comunicação próprias da língua falada. A concisão ocorre quando utilizamos o mínimo de palavras para transmitir determinada informação.

4 - COESÃO

A coesão é a organização interna de um texto, a qual nos permite entendê-lo sem perder a noção de conjunto. Os vários segmentos do texto devem estar relacionados entre si, de forma que propiciem ao leitor a plena compreensão do conteúdo abordado. Para que a coesão ocorra, cada frase deve manter um vínculo com a anterior, com ela formando sequência, para conservar o fio do pensamento. Além da preocupação com o que foi dito anteriormente, é preciso também olhar para diante, para a próxima frase, pois ela pode conter um esclarecimento sobre a anterior.

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